As carnes de aves são, de uma maneira geral, uma opção mais saudável, mais económica e mais saborosa comparativamente a outras carnes.
As carnes de aves têm também menos concentração de mioglobina, uma proteína criada pela união do oxigénio com o ferro que confere às carnes uma cor avermelhada. Esta proteína varia consoante a espécie, idade e atividade física do animal. Como as carnes de aves têm normalmente pouca atividade fisica, um curto período de vida e menos concentração de mioglobina, apresentam uma carcaça de cor clara. Por isso são conhecidas como carnes brancas. O baixo teor de gorduras é reconhecidamente o maior benefício deste tipo de alimento, mas cada ave tem as suas particularidades:
Frango - O frango é uma carne de fácil digestão e uma das proteínas mais recomendadas em dietas alimentares. A carne de frango tem uma quantidade muito reduzida de gorduras saturadas, controla a saciedade, fortalece o sistema imunológico e é uma fonte de aminoácidos essenciais ao humor, à atenção, à concentração e à qualidade do sono. Além disso é rica em vitaminas, nomeadamente do complexo B, como a B2 e a B12. Este conjunto de vitaminas tem um papel importante no metabolismo porque atuam em função do sistema nervoso e são essenciais ao bom funcionamento do estômago, intestino, pele, cabelo, olhos, boca e fígado. A carne de frango é também rica em ferro, ajudando a combater problemas de anemia. Um frango inteiro com pele tem cerca de 221,3 kcal por 100 gramas de alimento.
Pato - A carne de pato é uma excelente fonte de vitamina B3 - 100 gramas de peito de pato fornece cerca de metade das necessidades diárias de vitamina B3 do ser humano. É uma vitamina fundamental no metabolismo das gorduras do corpo e é também uma vitamina que ajuda a controlar os níveis de colesterol. O pato é uma carne rica em proteínas, contribuindo para a formação de anticorpos que ajudam a combater infeções. Uma porção de 100 gramas de peito fornece mais de metade das necessidades diárias de proteína. À semelhança da carne de frango o pato também é rico em ferro, sendo por isso recomendado a crianças, adolescentes e inválidos. A carne de pato é ainda rica em selênio, o que permite ativar muitas enzimas no organismo. O seu papel antioxidante ajuda a desenvolver o sistema imunológico do corpo. Cada 100 gramas de pato contém cerca de 160 kcal.
Peru - A carne de peru, tal como outras carnes brancas, é um alimento rico em proteínas e vitaminas. Uma porção de carne de peru tem cerca de 36 % das necessidades diárias de vitamina B3, um nutriente essencial ao tratamento do colesterol, devido ao seu baixo teor de gordura. Alguns nutrientes da carne de peru podem ter efeitos no sistema nervoso central e são um poderoso antioxidante. A carne de peru é a carne mais magra que existe à face da terra. Um peru com pele contém 137 kcal por 100 gramas de produto.